Quantcast
Channel: Blog do Ronaldo Rocha » trânsito e transportes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

A falta de transparência de Canindé

$
0
0

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) é sem dúvida um peso no governo Edivaldo Holanda Júnior (PTC). Em menos de dois anos de administração, já foram três as substituições na pasta, nenhuma conseguiu resolver ou amenizar problemas crônicos do segmento em São Luís. Diante do fracasso de Carlos Rogério, ex-secretário de Obras e Serviços Públicos da gestão Tadeu Palácio, Edivaldo recorreu a Canindé Barros, outro ex-secretário de Tadeu. Como esperado pelo titular do blog, Canindé pouco ou nada fez até o momento, e os problemas seguem os mesmos, dia após dia.

Abaixo, um texto do colega Daniel Matos, que revela como fidelidade o sentimento do titular do blog, da imprensa e não tenho dúvida, de grande parte da população, a respeito da gestão do novo secretário de Trânsito e Transportes do governo Edivaldo Holanda Júnior. Afinal, quem foi que “inventou” que Canindé seria a melhor opção na SMTT mesmo?

Daniel Matos – Em sua terceira passagem pela Secretaria Municipal de Trânsito eCanindé Barros Transportes (SMTT), o engenheiro Francisco Canindé Barros parece não estar disposto a fazer uma gestão transparente. Responsável por duas áreas extremamente problemáticas e que carecem de intervenções urgentes, o secretário frequentemente se recusa a atender a imprensa quando solicitado e só vem a público com discursos ensaiados, nos quais anuncia melhorias que na prática quase nunca se concretizam.

O inacessível Canindé se nega a falar, pelo menos publicamente, da suspeita de vício na licitação vencida pela empresa Arco-Íris Sinalização Viária LTDA., denunciada por uma concorrente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Contratada por R$ 8 milhões para instalar 36 fotossenssores e 15 barreiras eletrônicas em avenidas da capital, a permissionária interrompeu a montagem dos equipamentos após as primeiras acusações. Resultado: desde o fim do ano passado, a malha viária da cidade deixou de dispor de instrumentos capazes de fiscalizar e coibir a imprudência no trânsito, que assim torna-se a cada dia mais perigoso.

O referido certame foi realizado na gestão do também engenheiro Carlos Rogério Araújo, antecessor de Canindé na SMTT, mas o novo titular parece não querer nem ouvir falar do assunto, apesar do transtorno causado à população de São Luís.

O secretário também vem tratando como tabu a questão dos táxis-lotação. Assim que assumiu o cargo, no início de abril, ele jogou duro para cima dos piratas, mas recuou depois que os clandestinos fizeram um protesto, interditando algumas ruas do Centro. Em meio à polêmica, Canindé chegou a anunciar a possibilidade de regularizá-los, medida que não encontraria amparo no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O certo é que hoje a exploração do serviço de táxi-lotação é um tema indigesto para o titular da SMTT, que passou a fazer vista grossa para a ilegalidade.

Na manhã desta segunda-feira, Canindé Barros se reuniu a portas fechadas, em seu gabinete, com donos de empresas de ônibus, que na última sexta-feira receberam do Sindicato dos Rodoviários uma notificação de greve, cujo início está marcado para a próxima quarta-feira. O impressionante é que nem mesmo o risco de nova paralisação do transporte público foi capaz de levá-lo a agir com transparência. Diante do silêncio, fica a dúvida sobre o seu empenho ou mesmo competência para evitar o pior.

A população de São Luís sofre diariamente com o caos no trânsito e no transporte público. Apesar dos transtornos, o secretário, mesmo do alto da sua experiência, prefere o isolamento e só aparece quando lhe convém. Seria o caso, então, de abrir espaço para gente com novas ideias e procedimentos?


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images



Latest Images